Marketing é a ciência e a arte de explorar, identificar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades e desejos de um mercado-alvo com lucro. Marketing define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro. (Philip Kotler)
É uma palavra derivada do termo inglês market, que significa mercado, ou seja, o estudo das causas, dos objetivos e dos resultados produzidos através das diferentes formas de como as empresas lidam com o mercado.
Ele está presente nas nossas vidas muito mais do que imaginamos. Faça uma caminhada pelas ruas da cidade, uma busca no Google, ligue a televisão ou o rádio, abra um jornal e você será impactado por alguma ação de marketing.
Por que Investir?
Investir em marketing é fundamental para as escolas que querem se destacar em sua região ter uma marca forte, aumentar seus lucros, captar alunos ou fidelizar os atuais. Escolas de sucesso investem de 7% a 12% do faturamento bruto em marketing.
Quais os tipos de marketing?
Os anos foram aperfeiçoando e moldando o marketing. Com isso, surgiram tipos variados de estratégias. Dependendo do resultado que se quer alcançar, os objetivos e as metas são ajustados e podem levar a diversas ações.
Conheça um pouco mais sobre os principais tipos de marketing e descubra as características de cada um.
• Marketing digital
É o conjunto de estratégias utilizadas para prospectar, atrair e converter clientes no ambiente digital (sites, blogs, redes sociais, e-mail marketing).
• Marketing de atração
Visa atrair e conquistar de forma ativa o público-alvo e os leads qualificados por meio de conteúdos, seja em buscadores, como o Google, seja nas redes sociais. Não se trata de realizar ações para o público em geral, mas focar os seus esforços em atrair as pessoas certas.
• Outbound marketing
Também conhecido como “marketing clássico” que utiliza, principalmente, mídias de publicidade off-line, como panfletos, outdoors, carro de som, tv, rádio entre outros. Dessa forma, ele atua na prospecção ativa de clientes, buscando alcançá-los através das mídias que utiliza.
• Marketing de conteúdo
É uma estratégia de atração de clientes por meio da criação de conteúdos relevantes, como artigos, e-books, vídeos e publicações nas redes sociais. O que diferencia o marketing de conteúdo de outras estratégias de marketing on-line é que, nesse tipo de marketing, não fazemos a promoção direta da marca. Nele, atraímos potenciais clientes através da apresentação de soluções para seus problemas.
• Marketing de produto
Quando é lançado um novo produto ou há o reposicionamento de algo que já faz parte do catálogo de uma marca, a estratégia mais indicada é o marketing de produto. Por meio dele, começa a ser gerada uma demanda específica que é direcionada para o item.
Como o marketing trabalha com desejo e satisfação de necessidades, o marketing de produto consiste em fazer uma análise de mercado e concorrência para que se definam as melhores estratégias para destacar o produto em questão.
• Marketing de guerrilha
O marketing de guerrilha envolve ações fora do padrão para fazer com que o público fique de queixo caído e seja impactado de uma maneira intensa pela marca.
Assim, as ações de guerrilha são aquelas que saem da caixinha, como um ambiente todo personalizado em um shopping, um banco de praça todo personalizado por uma marca.
• Marketing de relacionamento
Você já deve ter notado como muitas marcas assumem uma personalidade própria e se posicionam, criando uma relação íntima com seu público. É nesse contexto que o marketing de relacionamento se torna uma ótima estratégia. Afinal, com tantas opções e marcas disponíveis, é preciso valorizar e cativar cada consumidor. Esse tipo de marketing é voltado para estreitar os laços com a audiência e mostrar a importância dessas pessoas para a empresa.
O relacionamento se dá ao responder ao cliente nas redes sociais, ter um atendimento rápido e até usar chatbots, para que o retorno aconteça 24h por dia.
• Endomarketing
De que adianta criar uma estratégia impecável para atrair seu público se os colaboradores da sua empresa não estiverem engajados? É para isso que existe o endomarketing. O intuito é engajar as equipes internas e valorizar o que os times produzem. Logo, o ambiente de trabalho será mais leve, agradável e acolhedor.
• Marketing viral
Sabe aquele vídeo que emociona e que todo mundo acaba mandando pra você via WhatsApp? Ele é um ótimo exemplo de marketing viral, assim como aquele meme que viraliza e uma marca o usa da melhor maneira.
Fique conosco, acompanhe os próximos conteúdos e saiba mais como definir sua estratégia de marketing.
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