2° Etapa – Como ser assertivo na sua estratégia de marketing?

1 - Diagnóstico

Um olhar para dentro da sua instituição é fundamental para prepará-la para os desafios.

- Faça um diagnóstico interno: ter essa informação é importante porque nem sempre as pessoas que estão do lado de fora enxergam a sua escola da mesma forma que você.

O que você é × o que o cliente pensa. O seu propósito está sendo mostrado para o mercado? Como?

- É hora de realizar uma pesquisa com pais e alunos para ter um termômetro da visão deles.

Dica: Aplique um formulário de pesquisa no primeiro e segundo semestres, que pode ser impresso e entregue diretamente aos pais e familiares ou realizado de forma on-line, com a ajuda de ferramentas, como o Google Docs

Perguntas que não podem faltar no questionário:

  1. Você considera a estrutura da escola adequada?
  2. O quanto você está satisfeito com o atendimento da escola?
  3. Como você avalia o corpo docente da escola?
  4. Você está satisfeito com o método e com os materiais utilizados na escola?
  5. Você recomendaria a escola para um amigo ou familiar?

2 - Defina os objetivos

Sem saber aonde quer ir, qualquer caminho serve. Por esse motivo, é necessário estabelecer objetivos de curto, médio e longo prazo. A definição de objetivo deve levar em consideração os resultados dos ciclos anteriores e os recursos disponíveis, ou seja, equipe, espaço, tempo e dinheiro.

Exemplo:

Os objetivos em uma campanha de matrículas podem ser, por exemplo

  • número total de alunos;
  • número de alunos do Ensino Médio;
  • número alunos do 1º ano;
  • alunos que passaram do 9º ano para o 1º; e assim por diante.

É importante ressaltar que o acompanhamento recorrente de metas é uma oportunidade de corrigir a rota com mais agilidade. Não podemos esperar o fim da campanha para identificar os pontos de melhoria!

3 - Descubra qual é o perfil dos seus clientes

Saiba os bairros em que as famílias vivem e qual a distância média da casa deles até a escola. Coloque em uma planilha as informações que a escola já tem. Você pode tirar conclusões poderosas que vão ajudar a investir em marketing!

4 - Conheça seus concorrentes

Você sabe por que alguns dos seus alunos migraram de escola? Pergunte isso quando a família faz a transferência. É o tipo de informação que pode fazer sua escola melhorar. Além disso, você terá conhecimento dos pontos fortes dos concorrentes.

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